top of page

Como aferir corretamente minha pressão arterial em casa.

Atualizado: 6 de mai. de 2023



Sabendo que a Hipertensão arterial (pressão alta) cursa normalmente sem sintomas, é recomendado a aferição de suas medidas pelo menos uma vez ao ano em pacientes não hipertensos prévios, e de três em três meses nos pacientes previamente hipertensos.


Mas em período de pandemia e distanciamento social e na ausência do profissional de saúde por perto, vai surgir uma dúvida cruel... como aferir corretamente minha pressão arterial em casa?


Vamos começar com a orientação de usar o aparelho adequado, sendo os mais indicados para medida domiciliar ou automedição, os automáticos de braço e não os de pulso, pois são mais fáceis de manusear e possuem relativa precisão.


Temos que observar também as marcas e modelos que foram validados pelas sociedades médicas (foram testados e comprovaram segurança dentro do cenário da medida domiciliar). Segue aqui link com a relação dos aparelhos/modelos validados e recomendados na última diretriz brasileira de hipertensão arterial:


Além disso devemos observar as seguintes recomendações antes de iniciar o procedimento de medida de pressão arterial:


1. Não fumar nem consumir bebidas alcoólicas pelo menos 30 minutos antes da medição

2. Não praticar atividade física até uma hora antes

3. Esvaziar a bexiga

4. Repousar por cinco a dez minutos antes de iniciar o procedimento.


Iniciando o processo de medida, siga este passo a passo:


1. Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta. Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.


2. Mantenha o braço relaxado, apoiado em uma superfície e elevado na altura do coração, e vire a palma da mão para cima;


3. Quando a braçadeira começar a inflar, mantenha-se relaxado, não fale nem movimente o braço. A maioria dos aparelhos é bastante simples de usar, basta apertar um botão que ele começará a medição.


Após alguns segundos, a braçadeira começa a desinflar e aparece uma sequência de números no visor do aparelho. O primeiro, que normalmente fica em cima, corresponde à pressão sistólica ou máxima, o “12” do conhecido “12 por 8”. O segundo, embaixo, corresponde à diastólica ou mínima (o “8”, no exemplo citado). Geralmente, os aparelhos mostram três dígitos. Nesse caso, você pode anotar o número assim mesmo ou colocar uma vírgula antes do último número: 116 por 90 mmHg, por exemplo, ou 11,6 por 9. Alguns aparelhos trazem um terceiro valor, que comumente se refere à frequência cardíaca (número de batimentos cardíacos por minuto).

Uma medida isolada pode não significar muita coisa, é importante realizar 3 medidas em sequência, pela manhã e a noite por 5 dias seguidos para melhor avaliação de seu real estado pressórico.


Sugerimos preencher uma planilha, como essa que segue de exemplo, para melhor visualização das medidas, por você e seu médico.




Dra. Fernanda Keller Gomes Tenchini (CRM-MG 38371).

191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page